terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sinal digital e sinal analógico

Sinal analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo.

Sinal digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e em amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e que o conjunto de valores que pode assumir é finito.
Os sinais digitais que circulam nos circuitos electrónicos de um computador são constituídos apenas por dois níveis de tensão eléctrica designados Pulsos eléctrico. Ao nível mais baixo é associado o valor lógico zero (0) e ao nível mais alto o valor lógico um (1).



Baseado no sistema de numeração binária que utiliza apenas dois dígitos (0 e 1), é possível conceber todo o funcionamento dos circuitos digitais. Nestes circuitos, o bit é a unidade mínima de informação de um sinal, podendo assumir o valor 0 ou 1. Assim, para obter este sinal no computador há necessidade de digitalizá-lo, ou seja,converter o sinal analógico numa sequência de bits.
A digitalização de um sinal analógico é composta pelas fases de amostragem, quantização e codificação.

Na imagem ao lado está a amostragem e quantização de um sinal analógico.

O processo de quantização é caracterizado por aproximar cada saída do amostrador em um valor discreto, definido por um certo número N de bits. ( sequencias de 1 e 0 )
Após a quantização, cada amostra quantizada é representada por uma palavra de código

Por exemplo:








Adaptado por nós! :D Com a ajuda da Wikipédia :P

Sem comentários:

Enviar um comentário